Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

RECEITAS APETITOSAS

RECEITAS APETITOSAS

Bolo de Marmelos

1509718531404.jpg

Do cesto da fruta na minha cozinha, vinha um cheirinho agridoce da meia dúzia de marmelos que sobraram depois de fazer a marmelada e a geleia.

Estava para fazer um bolo de maçã para o fim de semana e pensei: Porque não experimentar um bolo de marmelo? 

E não é que ficou óptimo!!!!

 

 

Ingredientes para a preparação dos Marmelos :

4 marmelos grandes descascados e cortados em meias luas,  2 colheres de sopa de manteiga, canela em pó a gosto, 3 colheres de sopa de açúcar amarelo, 1 colher de sopa de mel , sumo de laranja ou limão.

Levar ao lume uma frigideira ou tacho, deitar a manteiga e deixar derreter. Juntar os marmelos cortados às fatias. Deixar corar um pouco. Deitar por cima dos marmelos o açúcar amarelo e a canela . Mexer e deixar o açúcar amaciar os marmelos. Por fim, juntar o mel e o sumo da laranja. Mexer e deixar ficar mais um pouco mas sem deixar que os marmelos cozam demasiado. Retirar do lume e reservar os marmelos num escorredor.

Ingredientes para a massa do Bolo:

250g de açúcar, 75g de manteiga, 5 ovos, 250g de farinha com fermento,  raspa de 1 laranja ou limão, 3 colheres de sopa de leite,  1 colher de chá de canela.

Bater o açúcar com a manteiga que deve estar à temperatura ambiente. Depois adicionar os ovos um a um, batendo bem entre cada adição. Acrescentar a farinha, a raspa de laranja, a canela e o leite. Bater mais um pouco.

Deitar metade da massa numa forma untada e polvilhada de farinha.  Distribuir alguns pedaços de marmelo por cima da massa. E terminar com a massa restante. Distribuir depois por cima da massa os restantes pedaços de marmelo. Levar ao forno pré-aquecido cerca de 40 minutos.