Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

RECEITAS APETITOSAS

RECEITAS APETITOSAS

BOLO FLORESTA NEGRA

INGREDIENTES PARA O BOLO: 6 ovos, 150g de açúcar, 80g de farinha 80g de fécula de batata ou maizena, 125g de chocolate em pó, 1 c. de chá de fermento em pó, 500g de cerejas sem caroço 50g de açúcar, sumo de um limão.

CREME PASTELEIRO: 2 ovos grandes + 2 gemas de ovo, ½ chávena de açúcar, mais 4 c. sopa, 5 c. sopa de amido de milho, 2 chávenas de leite, 3 c. sopa de manteiga sem sal, 1 ½ c. chá de aroma de baunilha.

1. Comece por preparar as cerejas, deite-as para um tacho sem o caroço, junte o açúcar e o sumo de limão, deixe repousar cerca de 10 minutos, depois leve ao lume. Quando ferver marque 10 minutos, desligue o lume e deixe arrefecer. Depois escorra as cerejas, guarde a calda e as cerejas no frio.

2. Ligue o forno a 180º, forre uma forma com manteiga e polvilhe com farinha.. Separe as gemas das claras, bata as claras em castelo, junte o açúcar aos poucos batendo sempre, depois junte as gemas e bata mais 10 minutos.

3. Numa tigela misture a farinha com a fécula, o chocolate em pó e o fermento. Peneire para cima da mistura dos ovos. Misture delicadamente, deite na forma e leve ao forno durante 40 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire, deixe arrefecer um pouco, depois desenforme e deixe arrefecer.

PARA O CREME PASTELEIRO: Com a batedeira em velocidade média-alta, bata os ovos, as gemas e ½ chávena de açúcar até obter uma mistura amarelada e espessa, durante 2-3 minutos. Peneire o amido de milho e junte à mistura; bata em velocidade média-baixa até ficar bem misturado. Enquanto isso, leve o leite e as restantes 4 colheres de açúcar a ferver numa caçarola. Mexendo sempre, deite lentamente metade da mistura de leite na mistura de ovo; continue a bater até ficar homogéneo. Deite a mistura novamente na caçarola. Misture em lume médio mais 2 a 3 minutos, até que a mistura engrosse. Transfira para uma tigela grande. Adicione a manteiga, um pedaço de cada vez, mexendo após cada adição até a manteiga derreter. Coloque a tijela no banho gelo-água até que a mistura arrefeça. Misture a baunilha. Cubra com filme plástico e leve ao frigorífico pelo menos 2 horas, ou durante a noite, antes de usar .

MONTAGEM DO BOLO: Corte o bolo ao meio e regue o interior com a calda das cerejas. Depois espalhe uma camada de creme pasteleiro em cima as cerejas cozinhadas. Cubra com a outra metade do bolo e barre todo o bolo com ganache de chocolate. Decore com confetis de chocolate e cerejas.

1498077209023.jpg